Para o presidente do Grupo Piran, acionista de empresas do setor financeiro e investidor imobiliário Valdir Agostinho Piran, quando um empreendedor decide que já é a hora de abrir o seu negócio, a dúvida que sempre paira em sua mente é se vale mais a pena alugar ou comprar o ponto onde será o seu comércio. Pensando nisso, este artigo busca responder de forma clara qual opção se encaixa melhor ao bolso de quem está engatinhando nos negócios. Ficou interessado? Leia até o final!
O que você procura?
Antes de mais nada, segundo Valdir Agostinho Piran, é interessante que o gestor saiba exatamente o que é que ele procura. Isso quer dizer que, saber o local onde o comércio será alocado é mais do que imprescindível antes de se decidir pela opção de compra ou aluguel.
Isso porque, em alguns pontos da cidade, principalmente em avenidas bem movimentadas, o valor para compra pode ser bem maior do que o esperado. Além disso, poucos imóveis nesses locais estão à venda. A maior parte pertence a famílias por gerações, que lucram com os aluguéis.
Em que caso devo optar pela compra?
A opção de compra deve ser levada em consideração se o empreendedor já tiver tido um contato direto com o negócio que está sendo fundado no momento, ou seja, se a loja for uma filial, ou até se já trabalhou com aquele ramo em algum momento, diz Valdir Agostinho Piran. Isso é importante porque evita perdas desnecessárias, afinal, quem já teve contato com uma certa área sabe muito bem como o negócio funciona, diminuindo as chances de falência.
Além disso, se mesmo sem conhecer o ramo, você quiser investir para que talvez, mais tarde sirva como um espaço para ser alugado, o plano também é muito bom. Entretanto, para Valdir Agostinho Piran, é importante levar em consideração se o local em questão gera clientes que possam se interessar por alugar o imóvel no futuro.
A compra ao invés do aluguel também é buscada por quem deseja ter mais autonomia no espaço. Ao comprar, o proprietário passa a poder decidir e fazer as mudanças que bem quer, sem ter que se preocupar com regras contratuais. Outro ponto necessário a ser levado em consideração é se o valor que seria pago no aluguel cobre a parcela de um financiamento de compra. Se o seu perfil se encaixa com essas especificações, a compra é sim a melhor escolha.
Em que caso devo optar pelo aluguel?
Agora, caso você seja um empreendedor de primeira viagem e o dinheiro esteja mais curto, o ideal para Valdir Agostinho Piran é permanecer no aluguel. Isso porque, alugar por alguns meses até saber como é que o negócio vai se sair, é uma forma de garantir mais estabilidade financeira. Assim, antes de fechar o contrato, o administrador pode já ter o dinheiro de alguns meses guardado, deixando de lado os possíveis imprevistos. Além disso, como mencionado, o aluguel deve ser a opção escolhida caso o ponto comercial seja em um local onde o valor de compra esteja fora da realidade do seu orçamento.