Provavelmente, você já deve ter escutado algo sobre a política econômica de Livre Mercado ou Capitalismo de Livre Mercado. De acordo com Gabriel Cepeda Gonçalves, Livre Mercado é um sistema econômico que consiste em trocas comerciais entre indivíduos e instituições sem a interferência do Estado. É uma proposta de economia descentralizada e independente, marcada pela cooperação social.
Esse assunto é importante para quem deseja saber mais sobre o mercado financeiro. Se você tem interesse, leia mais sobre ele a seguir!
O Livre Mercado pode ser chamado, também, de Sistema de Livre Iniciativa ou Economia de Mercado. O modelo econômico tem uma relação com o liberalismo e o neoliberalismo. Os teóricos mais estudados sobre o assunto são: Adam Smith e Ludwig von Mises. A ideia do sistema é se basear na lei de oferta e demanda, ou seja, o sistema não é determinado pela força do Estado, mas é guiado pelo princípio de Liberdade Econômica.
Gabriel Cepeda Gonçalves explica que no Capitalismo de Livre Mercado, as trocas só são possíveis porque os parceiros envolvidos esperam ganhar com ela. Então, os indivíduos e as empresas são livres para escolher o que vão consumir. Desse modo, não há nenhuma economia que tenha aderido integralmente ao Livre Mercado, o que existe, portanto, são apenas graus de mais liberdade ou menos.
Como funciona?
Segundo Gabriel Cepeda Gonçalves, na teoria, o Capitalismo de Livre Mercado funcionaria como um sistema sem controle e sem regulamentação. Contudo, na prática, o conceito é mais amplo, já que diz respeito a uma relação econômica voluntária. Dessa forma, até o Socialismo Voluntário poderia ser considerado como Livre Mercado, a única diferença é que não seria do setor privado.
A livre concorrência pode ser um fato interessante para atrair consumidores, já que teriam muitas opções de escolha. Entretanto, Gabriel Cepeda Gonçalves ressalta que com a maior liberdade de escolha para os consumidores, mais as empresas precisam se esforçar para oferecer produtos e atrair novos clientes.
A ideia de Livre Mercado também colabora com o processo com a autorregulagem dos preços e também para que o capital seja distribuído de forma mais equilibrada na sociedade. Isso significa que as empresas podem estabelecer os preços dos produtos, de acordo com o gasto que tiveram.
Como podemos perceber, o Capitalismo de Livre Mercado tem muita influência em pautas econômicas, e contribui para que os países tenham um sistema financeiro mais seguro e uma moeda mais saudável. Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando para saber mais!