Politica

Na região do Cariri, Ceará, a busca por apoio do governo do estado, alianças e filiações marcam pré-candidaturas

Na região do Cariri, no Ceará, a corrida eleitoral para as prefeituras já está acontecendo a todo vapor. Alianças, filiações (mudanças de partidos) e a busca por apoio do governo do estado marcam esse processo eleitoral. Mesmo com alguns nomes de pré-candidatos anunciados desde o ano passado em algumas cidades da região, o cenário pode mudar a qualquer momento. Nada ainda está definido.

Na cidade do Crato, por exemplo, até o momento, a disputa pela prefeitura já conta com alguns nomes como pré-candidatos. Vale lembrar que o atual prefeito, Zé Ailton Brasil (PT) encerra em dezembro deste ano seu mandado de oito anos, não podendo se reeleger nessas eleições. Em novembro de 2023 foi lançado o nome do vereador Pedro Lobo (PT) como pré-candidato. Posteriormente outro nome petista foi lançado como pré-candidato: Rondinele Brasil (PT), chefe de Gabinete Adjunto da Prefeitura do Crato.

Entre a oposição, está o suplente de deputado estadual Dr. Aloísio Brasil (União Brasil), que ficou na segunda colocação nas eleições de 2020 e o vereador Lucas Brasil (PSDB), sobrinho do atual prefeito, mas que rompeu com ele no final de 2022.

Como pré-candidatos para a disputa deste ano, Crato também conta com o presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisval Coriolano (PRTB), e o diretor da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Rafael Branco (PP).

Em Juazeiro do Norte, o atual prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), quer realizar um feito inédito na cidade: ser o primeiro candidato reeleito da cidade nos seus 112 anos de emancipação. O prefeito vem tentando atrair aliados, já a oposição, configurada por ex-gestores e lideranças políticas da região se unem para que a reeleição não aconteça.

Em janeiro deste ano, o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB) também foi anunciado como pré-candidato à Prefeitura de Juazeiro do Norte pelo presidente estadual do MDB, deputado federal Eunício Oliveira, por meio de suas redes sociais. Outros pré-candidatos na corrida eleitoral são o vice-prefeito Giovanni Sampaio (PSB) e o deputado estadual Fernando Santana (PT).

Filiação ao PT pelo Cariri

Recentemente o PT fez uma série de encontros na região do Cariri com o objetivo de realizar novas filiações e lançar pré-candidaturas. Entre os novos filiados estão o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, que chega ao partido como pré-candidato à reeleição e o prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito, que está em seu segundo mandato e não poderá se reeleger, assim, para a sucessão, o PT filiou e lançou o nome de Dr. Leonardo Brito como pré-candidato para disputar a prefeitura neste ano. Já em Potengi, foi realizada a filiação de Luã Almino, que firmou sua pré-candidatura no município.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo